Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

As referências dos anos 80

by Elane Cristina
Semana passada recebi um convite mega especial para uma festa de aniversário em que os convidados devem ir caracterizados de 'anos oitenta'. Foi irresistível acionar o querido google e ver as imagens fantásticas de uma época muito exagerada, de cabelos super armados e sobrancelhas pesando as expressões.
Ninguém lavava o cabelo, né?

Sem sombra de dúvidas o tecido dos anos 80 foi a lycra e quanto mais brilhosa melhor, mas  essa não foi a única peça da academia que foi para as ruas: tinham as polainas, as faixas de lenço na cabeça e os enormes moletons por cima disso tudo.

Calças de lycra coloridas e com brilho: ousadia era a marca registrada da década



Polainas com salto: iam para as festas sem problemas.


O moleton mais famoso dos anos 80: Jennifer Beals em Flashdance. 


Marca registrada de Olivia Newton-John e Cazuza: 'lencinho' na testa!


E as cores? Super exageradas, surgem as tais cores cítricas (hoje neon) usadas todas ao mesmo tempo como fazia a Blitz. Estampas enormes. Também aparece uma obsessão - ombreiras para delinear uma aparência forte e alinhada.


Xuxa em pose clássica: tudo junto e misturado.


Muito antes do Restart os super coloridos da banda Blitz.


Exagerar nunca era pecado!


Se nos anos 70 a largura da boca da calça demonstrava status, na década de 80 era o tamanho da ombreira, valia para tudo e para todos os visuais: acima sutiã ombreira.


Visual marcante, as ombreiras serviam para causar uma certa androgenia nas pessoas que ficavam todas bem maiores e um pouco deformadas com o volume nos ombros.

Os homens também eram super ousados, principalmente se fossem do circuito da música. Agora na vida real o negócio funcionava da seguinte forma: pegar um terno ou camisa de cores claras, dobrar as mangas e usar aberto/a por cima de uma camiseta simples. Era a moda dos galãs da série Miami Vice e pegou de jeito os jovens dos anos 80 que não saíam de casa sem antes dar aquela “puxada pra cima” na manga do casaco. Valia também uma boa jaqueta jeans ou de couro.
 Titãs: todos os estilos e tribos da década em uma só banda.
Sucesso absoluto com as meninas: cores fortes e calças coladíssimas!

Na vida real todos queriam o visual Miame Vice (série de sucesso dos anos 80)
 




Se você está perguntando quanto tem dos anos 80 por aí, na moda atual, a resposta é muita: as referencias citadas acima estão sendo rebuscadas e revisitadas constantemente pelo mundinho fashion. Ache a sua, use com moderação e saia por aí feliz da vida com alguma marca registrada daquela que é considerada por muitos a melhor de todas as décadas, embora muito cafona.
Agora se o objetivo é se fantasiar para uma festa, como no meu caso, nada como mergulhar no armário e catar todas as informações necessárias e usar tudo de uma vez só. Vamos viajar ainda mais no tempo e achar nosso look?!

Os descolados do Barão Vermelho nunca dispensavam o conforto.


Cores fortes e cintura alta!


Diva pop Madonna: Lingerie aparecendo e camiseta de rede? Suelen Feelings!


Amei a foto do Michael Jackson: como não amar? Tigrinho fofo com o cantor em versão não tão brilhosa - clássico preto e branco (terno)  


O emblemático Fred Mercury: uma geração que ousadia era pouca coisa.


Melhor filme com as melhores referências de uma geração: O pensamento, estilo de vida e roupas estão todas em "Curtindo a vida adoidado". Tem que assistir!


Beijinhos!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...